C44-EMi MRS #3925-2_Vanderlei_MRS_jun12
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C44-EMi MRS #3925-2_Vanderlei_MRS_jun12
A locomotiva C44-EMi é uma locomotiva diesel-elétrica fabricada pela GE, e teve início de sua produção em 2006.
A MRS Logística S.A. possui mais de 50 locomotivas C44-EMi atualmente em sua frota.
Seu projeto é bastante semelhante ao das locomotivas Dash 9 (C44-9WM) utilizadas na EFC e na extinta Ferronorte, além de todas as grandes operadoras ferroviárias Norte-Americanas.
A MRS Logística utilizou algumas Dash 9 da Ferronorte alugadas, que foram destacadas para tracionarem trens de minério, e os resultados foram tão satisfatórios que a MRS adquiriu, inicialmente 40 locomotivas C38-EMi (3800HP) da GE, as quais foram, após algum tempo, convertidas em C44-EMi (4400HP). Essa conversão se dá mediante alterações dos softwares de controle da injeção eletrônica das C38-EMi.
Posteriormente a MRS Logística finalizou a negociação de mais 15 unidades, desta vez o modelo adquirido foi exatamente o da C44-EMi, ou seja, não precisou fazer a atualização do software de controle de injeção, sendo as novas locomotivas numeradas entre 3941 à 3955.
As locomotivas C44-EMi da MRS Logística estão assim numeradas:
Modelo Original | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação | Quantidade | Númeração |
C38-EMi | 3800 | 1,600 | General Electric | EUA | 2006 - 2007 | 40 | 3901 a 3940 |
C44-EMi | 4400 | 1,600 | General Electric | EUA | 2007 | 15 | 3941 a 3955 |
Escolhida a locomotiva, iniciaremos a customização da C44-EMi #3925-2 da MRS a partir de um modelo em escala "ho" fabricado pela Bachmann, série Spectrum. Trata-se de uma Dash 8-40cw equipada com DCC original de fábrica.
Última edição por Rica em Qui 5 Jul 2012 - 16:01, editado 8 vez(es)
Re: C44-EMi MRS #3925-2_Vanderlei_MRS_jun12
Iniciando a apresentação do modelo em "ho", nota-se grande capricho da Bachmann na caixa desse modelo.
Aberta a caixa, encontramos certificado de qualidade e outros documentos...
A embalagem interna é outro item que chama a atenção. Apesar de ser confeccionada em material flexível, esta embalagem transparente é bastante firme e protege a locomotiva, além disso internamente a caixa é revestida com espuma, que impede a movimentação do produto durante o transporte,, evitando assim possíveis danos.
As peças destinadas ao detalhamento e itens como acrílico dos faróis, handrails, buzina, escapamento, etc, vem acondicionados em sacos plásticos dentro da embalagem.
Após retirar a locomotiva da embalagem, coloquei-a sobre a bancada para uma análise dos detalhes, note que ela vem com os engates já colocados na locomotiva.
Aberta a caixa, encontramos certificado de qualidade e outros documentos...
A embalagem interna é outro item que chama a atenção. Apesar de ser confeccionada em material flexível, esta embalagem transparente é bastante firme e protege a locomotiva, além disso internamente a caixa é revestida com espuma, que impede a movimentação do produto durante o transporte,, evitando assim possíveis danos.
As peças destinadas ao detalhamento e itens como acrílico dos faróis, handrails, buzina, escapamento, etc, vem acondicionados em sacos plásticos dentro da embalagem.
Após retirar a locomotiva da embalagem, coloquei-a sobre a bancada para uma análise dos detalhes, note que ela vem com os engates já colocados na locomotiva.
Desmontando a locomotiva e iniciando a pintura
Antes de iniciar o processo de pintura, a carcaça é retirada do chassis da locomotiva, sendo necessário soltar os parafusos dos engates e retirá-los, tomando o cuidado de guardá-los dentro de um saco plástico, junto aos outros itens de detalhamento.
Um detalhe interessante na placa dessa locomotiva é o DCC já instalado.
Iniciando o processo de pintura propriamente dito, após o banho em água/detergente (não fotografado), a locomotiva é colocada em um suporte para receber a base primer. Este é um modelo "Undecorated", que chamamos "sem pintura", não haverá necessidade de realizar o trabalho de retirar a pintura original.
Outro detalhe interessante é a luva furada no dedo polegar... rsrsrs
Depois de aplicado o primer, é a vez de uma demão de branco...
E ai está:
Um detalhe interessante na placa dessa locomotiva é o DCC já instalado.
Iniciando o processo de pintura propriamente dito, após o banho em água/detergente (não fotografado), a locomotiva é colocada em um suporte para receber a base primer. Este é um modelo "Undecorated", que chamamos "sem pintura", não haverá necessidade de realizar o trabalho de retirar a pintura original.
Outro detalhe interessante é a luva furada no dedo polegar... rsrsrs
Depois de aplicado o primer, é a vez de uma demão de branco...
E ai está:
Última edição por Rica em Dom 5 Ago 2012 - 12:26, editado 1 vez(es)
Fechando aberturas com massa tipo "Putty" e pintando a C44EMi
Continuando...
Ao mexer nas peças de detalhamento percebi que não havia colado os degraus das escadas laterais do passadiço e também o volante de freio..
Vamos lá...
São 4 degraus em cada escada, sendo duas na frente e duas atrás, totalizando 16 degraus.
(fotos ainda não inseridas)
Após a colocação das escadas outra surpresa:
O modelo da Dash 8-40cw utilizado em ferrovias Norte-Americanas utiliza um acessório chamado "Snow-plow", um limpa neve. Instalado na testeira frontal da locomotiva, este acessório, em escala "ho", necessita que haja uma furação para que seja fixado seu suporte.
As C38-EMi e as C44-EMi da MRS Logística não utilizam este acessório, dessa forma será preciso fechar as furações originais da testeira.
Para isso utilizei uma massa tipo "Putty" da marca Revell, apropriada para modelismo.
Coloquei um pedaço de fita na parte frontal da testeira para limitar a passagem da massa que será aplicada pela parte posterior, por dentro da carcaça...
Veja, à direita da abertura do engate, próximo aos degraus, a massa "putty" foi aplicada e a furação já está oculta. No lado oposto ainda aparece a furação, um pequeno quadrado.
Após a secagem retira-se a fita e se necessário é feita a correção com um pouco de massa e lixa
Pronto!
Agora é a vez de pintar o amarelo...
Feita a pintura da parte frontal da cabine, da parte traseira da carcaça, das duas testeiras e das laterais do passadiço, a locomotiva já está pronta para receber as máscaras de pintura para aplicar a tinta azul.
Como de costume, faço mais de uma locomotiva ao mesmo tempo, procuro intercalar os trabalhos até para poder aproveitar os momentos enquanto espero a secagem de massa, tinta ou verniz aplicados em um trabalho.
Estava finalizando uma SD40-2 também da MRS e tive problemas ao aplicar os decais do logotipo nas laterais do corpo longo da locomotiva, então decidi abortar os decais dessa C44-EMi.
De volta à bancada de pintura para aplicar amarelo nas laterais do corpo longo.
Ao mexer nas peças de detalhamento percebi que não havia colado os degraus das escadas laterais do passadiço e também o volante de freio..
Vamos lá...
São 4 degraus em cada escada, sendo duas na frente e duas atrás, totalizando 16 degraus.
(fotos ainda não inseridas)
Após a colocação das escadas outra surpresa:
O modelo da Dash 8-40cw utilizado em ferrovias Norte-Americanas utiliza um acessório chamado "Snow-plow", um limpa neve. Instalado na testeira frontal da locomotiva, este acessório, em escala "ho", necessita que haja uma furação para que seja fixado seu suporte.
As C38-EMi e as C44-EMi da MRS Logística não utilizam este acessório, dessa forma será preciso fechar as furações originais da testeira.
Para isso utilizei uma massa tipo "Putty" da marca Revell, apropriada para modelismo.
Coloquei um pedaço de fita na parte frontal da testeira para limitar a passagem da massa que será aplicada pela parte posterior, por dentro da carcaça...
Veja, à direita da abertura do engate, próximo aos degraus, a massa "putty" foi aplicada e a furação já está oculta. No lado oposto ainda aparece a furação, um pequeno quadrado.
Após a secagem retira-se a fita e se necessário é feita a correção com um pouco de massa e lixa
Pronto!
Agora é a vez de pintar o amarelo...
Feita a pintura da parte frontal da cabine, da parte traseira da carcaça, das duas testeiras e das laterais do passadiço, a locomotiva já está pronta para receber as máscaras de pintura para aplicar a tinta azul.
Como de costume, faço mais de uma locomotiva ao mesmo tempo, procuro intercalar os trabalhos até para poder aproveitar os momentos enquanto espero a secagem de massa, tinta ou verniz aplicados em um trabalho.
Estava finalizando uma SD40-2 também da MRS e tive problemas ao aplicar os decais do logotipo nas laterais do corpo longo da locomotiva, então decidi abortar os decais dessa C44-EMi.
De volta à bancada de pintura para aplicar amarelo nas laterais do corpo longo.
Última edição por Rica em Dom 5 Ago 2012 - 12:28, editado 5 vez(es)
A Cabine...
Ok! Continuando nossa C44_EMi MRS, do amigo Vanderlei de Belo Horizonte, chegou a hora de colocar as máscaras para aplicar a tinta azul, e quando estava me preparando para colocar a fita de mascaramento na parte frontal da cabine... ops!
Surpresa!
Essa locomotiva tem três opções de cabine, e não percebi que havia iniciado a pintura utilizando uma cabine de configuração diferente das que a MRS utiliza.
Essa é cabine igual a das locomotivas da MRS, na qual os faróis estão posicionados verticalmente no centro no nariz da cabine, e não no topo, próximo ao teto em posição horizontal.
Feita a pintura da outra cabine coloquei-as lado-a-lado para que possa ser feita uma comparação. Note que os numberboards estão na posição correta, no nariz da cabine, mas os faróis em posição diferente uma da outra.
Surpresa!
Essa locomotiva tem três opções de cabine, e não percebi que havia iniciado a pintura utilizando uma cabine de configuração diferente das que a MRS utiliza.
Essa é cabine igual a das locomotivas da MRS, na qual os faróis estão posicionados verticalmente no centro no nariz da cabine, e não no topo, próximo ao teto em posição horizontal.
Feita a pintura da outra cabine coloquei-as lado-a-lado para que possa ser feita uma comparação. Note que os numberboards estão na posição correta, no nariz da cabine, mas os faróis em posição diferente uma da outra.
Última edição por Rica em Dom 5 Ago 2012 - 12:28, editado 1 vez(es)
A pintura cores amarelo e azul
O mascaramento é feito com fita, nesse caso tem a finalidade de preservar a pintura amarela.
Feito! Apliquei a tinta azul.
Em alguns pontos onde estão as máscaras é preciso dosar a quantidade de tinta e aplicar mais de uma demão, a fim de obter a cobertura ideal.
Agora é o momento de retirar as máscaras e verificar como ficou...
Uma pré-visualização da C44-EMi da MRS
Feito! Apliquei a tinta azul.
Em alguns pontos onde estão as máscaras é preciso dosar a quantidade de tinta e aplicar mais de uma demão, a fim de obter a cobertura ideal.
Agora é o momento de retirar as máscaras e verificar como ficou...
Uma pré-visualização da C44-EMi da MRS
Última edição por Rica em Dom 5 Ago 2012 - 12:30, editado 2 vez(es)
Detalhamento
Normalmente uma locomotiva chama mais atenção quando possui um nível de detalhamento mais elevado, com peças de metal ao invés de relevo no próprio corpo da locomotiva. Este modelo da Bachmann Spectrum é um exemplo disso, veja algumas peças de detalhamento que estão disponíveis.
Estas peças são de metal e é preciso pintá-las. Em alguns modelos é possível colocar as peças antes da pintura, mas no caso da pintura da MRS, preferi deixar a colocação para depois, a fim de facilitar o posicionamento das máscaras de pintura da cor amarelo do padrão da MRS.
Na frente da locomotiva e na parte traseira um desse pega-mão também impediria a aplicação dos decais do logo da MRS se fosse colocado antes.
Aqui as peças já pintadas:
Outro detalhes interessantes são os limpadores de para-brisas os faróis auxiliares e ainda o Maquinista e seu auxiliar, já devidamente "uniformizados" com as cores da MRS.
Estas peças são de metal e é preciso pintá-las. Em alguns modelos é possível colocar as peças antes da pintura, mas no caso da pintura da MRS, preferi deixar a colocação para depois, a fim de facilitar o posicionamento das máscaras de pintura da cor amarelo do padrão da MRS.
Na frente da locomotiva e na parte traseira um desse pega-mão também impediria a aplicação dos decais do logo da MRS se fosse colocado antes.
Aqui as peças já pintadas:
Outro detalhes interessantes são os limpadores de para-brisas os faróis auxiliares e ainda o Maquinista e seu auxiliar, já devidamente "uniformizados" com as cores da MRS.
Última edição por Rica em Dom 5 Ago 2012 - 12:30, editado 1 vez(es)
Refletivo da lateral do estrado
A folha de decais do Carlão própria para as C38EMi e C44EMi contém faixas na cor laranja que devem ser aplicadas na lateral do estrado da locomotiva. Essas faixas simulam os adesivos refletivos que são colocados nas locomotivas reais.
Analisando a situação preferi não utilizar esses decais, pois na lateral do estrado existem as furações para encaixe dos handrails do passadiço, e tive receio de que no momento de colocar os handrails os decais pudessem estragar.
Sendo assim mudei o planejamento, atrasando um pouco o projeto, mas visando atingir um resultado melhor, parti para o mascaramento e pintura da lateral do estrado na cor laranja.
Posteriormente uma fita de 1mm foi colocada em toda a lateral do estrado para criar uma máscara para o laranja e refazer a pintura na cor amarela.
O resultado final me agradou.
Analisando a situação preferi não utilizar esses decais, pois na lateral do estrado existem as furações para encaixe dos handrails do passadiço, e tive receio de que no momento de colocar os handrails os decais pudessem estragar.
Sendo assim mudei o planejamento, atrasando um pouco o projeto, mas visando atingir um resultado melhor, parti para o mascaramento e pintura da lateral do estrado na cor laranja.
Posteriormente uma fita de 1mm foi colocada em toda a lateral do estrado para criar uma máscara para o laranja e refazer a pintura na cor amarela.
O resultado final me agradou.
Última edição por Rica em Qui 16 Ago 2012 - 12:59, editado 1 vez(es)
Aplicando decais
Agora é necessário aplicar uma camada suave de verniz brilhante para poder gerar a aderência ideal para os decais.
Utilizei o verniz Brilhante da Acrilex, e após a secagem das duas demãos iniciei a colocação de alguns pega-mão e a aplicação dos decais:
Muito bom!
Agora faltam apenas a montagem de pequenas peças e pronto.
Utilizei o verniz Brilhante da Acrilex, e após a secagem das duas demãos iniciei a colocação de alguns pega-mão e a aplicação dos decais:
Muito bom!
Agora faltam apenas a montagem de pequenas peças e pronto.
Última edição por Rica em Qui 16 Ago 2012 - 12:59, editado 1 vez(es)
Montagem da cabine e detalhamentos...
A montagem da cabine exige atenção, pois alguns acrílicos ficarão soltos, permitindo que o vidro das janelas laterais se abram e se fechem.
São montados os faróis, numberboards, limpa-vidros e também o maquinista e o auxiliar.
Na extremidade frontal do estrado foram colocados dois faróis auxiliares, estes itens originalmente vem preparados para fixação na testeira, abaixo do estrado, porém nas locomotivas da MRS a posição dos faróis é diferente que o indicado pelo fabricante do modelo.
Tanto na testeira frontal quano traseira são colocados alguns detalhamentos, cabo MU, mangueira de ar e freio, alavanca de desengate, etc...
Na parte frontal da cabine e na parte traseira da locomotiva também são colocados os pega-mão, inclusive alguns sendo pintados de azul e outros de amarelo.
Na parte posterior da locomotiva são colocados os pega-mão e também os acrílicos dos numberboards, mas o que dá mais trabalho são as lanternas, dois minúsculos acrílicos que são fixados em furações abaixo dos numberboards.
Internamente apliquei tinta vermelha nessas lanternas.
Outro detalhe são os faróis dianteiro e traseiro, que receberam a pintura na cor prata, feita a mão, caracterizando o espelho do conjunto ótico da locomotiva.
São montados os faróis, numberboards, limpa-vidros e também o maquinista e o auxiliar.
Na extremidade frontal do estrado foram colocados dois faróis auxiliares, estes itens originalmente vem preparados para fixação na testeira, abaixo do estrado, porém nas locomotivas da MRS a posição dos faróis é diferente que o indicado pelo fabricante do modelo.
Tanto na testeira frontal quano traseira são colocados alguns detalhamentos, cabo MU, mangueira de ar e freio, alavanca de desengate, etc...
Na parte frontal da cabine e na parte traseira da locomotiva também são colocados os pega-mão, inclusive alguns sendo pintados de azul e outros de amarelo.
Na parte posterior da locomotiva são colocados os pega-mão e também os acrílicos dos numberboards, mas o que dá mais trabalho são as lanternas, dois minúsculos acrílicos que são fixados em furações abaixo dos numberboards.
Internamente apliquei tinta vermelha nessas lanternas.
Outro detalhe são os faróis dianteiro e traseiro, que receberam a pintura na cor prata, feita a mão, caracterizando o espelho do conjunto ótico da locomotiva.
Fechando o "pastel"...
A expressão "fechando o pastel" é mais popular no meio do Plastimodelismo, quando unimos as duas metades de um avião ou helicóptero, mas cabe aqui também...
Terminada a montagem da cabine é hora de fixar a carcaça e a a cabine ao chassis da locomotiva.
Esse procedimento é simples pois o material e os encaixe são de ótima qualidade e precisão, requerendo apenas atenção para o encaixe ocorrer sem forçar demasiadamente e quebrar nada.
O último detalhamento a ser fixado são os dois pega-mão compridos, posicionados na parte frontal do nariz da locomotiva, fixando-os uma ponta abaixo do numberboard, e a outra entre os degraus da escada lateral.
A colocação dos handrails nas laterais e na parte frontal e traseira também é bastante fácil em decorrência da qualidade dos detalhamentos e das furações
Terminada a montagem da cabine é hora de fixar a carcaça e a a cabine ao chassis da locomotiva.
Esse procedimento é simples pois o material e os encaixe são de ótima qualidade e precisão, requerendo apenas atenção para o encaixe ocorrer sem forçar demasiadamente e quebrar nada.
O último detalhamento a ser fixado são os dois pega-mão compridos, posicionados na parte frontal do nariz da locomotiva, fixando-os uma ponta abaixo do numberboard, e a outra entre os degraus da escada lateral.
A colocação dos handrails nas laterais e na parte frontal e traseira também é bastante fácil em decorrência da qualidade dos detalhamentos e das furações
Envelhecimento e conclusão para envio
Finalizando esta locomotiva parimos para o envelhecimento.
Alguns locais da máquina recebem giz pastel na cor cinza escuro, mistura de preto com um pouco de branco, para simular o pó da fuligem da fumaça.
Por trabalhar no transporte de minério de ferro, as C44-EMi apresentam uma camada de pó marrom avermelhado, característico do minério de ferro. Para simular essa situação foi aplicada tinta em alta diluição com o aerógrafo.
Utilizando o mesmo processo também foi aplicado em alguns pontos um tom marrom claro para simular o pó natural da via.
Pronta para ser colocada de volta na caixa e ser enviada pelo correio.
Alguns locais da máquina recebem giz pastel na cor cinza escuro, mistura de preto com um pouco de branco, para simular o pó da fuligem da fumaça.
Por trabalhar no transporte de minério de ferro, as C44-EMi apresentam uma camada de pó marrom avermelhado, característico do minério de ferro. Para simular essa situação foi aplicada tinta em alta diluição com o aerógrafo.
Utilizando o mesmo processo também foi aplicado em alguns pontos um tom marrom claro para simular o pó natural da via.
Pronta para ser colocada de volta na caixa e ser enviada pelo correio.
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