EMD FP45 Milwaukee Road
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EMD FP45 Milwaukee Road
A EMD FP45 é uma locomotiva diesel-elétrica tipo "Cowl Unit" equipada com motor EMD 645E3 20-cilindros, capaz de gerar 3.600Hp de potência.
Quando utilizadas em trens de passageiros, permitiam o acesso ao compartimento do motor mesmo em movimento, em função de ser do tipo "Cowl Unit", sem os corredores laterais atrás da cabine, além de permitir o desenvolvimento de maior velocidade gerada pela aerodinâmica desse tipo de locomotiva. As FP45 atingiam 65 mph,e depois do fim da Milwaukee Road foram adquiridas pela Santa Fé.
Este trabalho é uma encomenda do ferromodelista e amigo Carlos Alberto H. Brandão, para isso entregou-me um modelo em escala "ho" fabricado pela Athearn.
Última edição por Rica em Dom 12 maio 2013 - 12:08, editado 1 vez(es)
Retirando a pintura original
Iniciando o trabalho de retirada da pintura original da FP45 da B&O, como de costume, utilizei o álcool isopropílico. Em um recipiente em forma cilíndrica a carcaça é submersa e fica por cerca de 48hs.
Esse procedimento pode necessitar ser prolongado caso a tinta não saia facilmente, mas no caso das carcaças da Athearn o período de 48hs costuma ser suficiente. Note que a pintura original já apresenta bolhas...
Depois disso, o álcool isopropílico é derramado no recipiente para facilitar o trabalho de limpeza da carcaça da FP45, que será escovada para a retirada da pintura original.
A tinta sai com certa facilidade à medida que passamos a escova sobre a carcaça, vez por outra molhando-a no álcool isopropílico.
Veja como ficou...
Agora é preciso passar pelo "banho de espuma", a fim de retirar a gordura e resíduos de tinta e do álcool.
Muito bem, agora a FP45 está pronta para receber o primer.
Esse procedimento pode necessitar ser prolongado caso a tinta não saia facilmente, mas no caso das carcaças da Athearn o período de 48hs costuma ser suficiente. Note que a pintura original já apresenta bolhas...
Depois disso, o álcool isopropílico é derramado no recipiente para facilitar o trabalho de limpeza da carcaça da FP45, que será escovada para a retirada da pintura original.
A tinta sai com certa facilidade à medida que passamos a escova sobre a carcaça, vez por outra molhando-a no álcool isopropílico.
Veja como ficou...
Agora é preciso passar pelo "banho de espuma", a fim de retirar a gordura e resíduos de tinta e do álcool.
Muito bem, agora a FP45 está pronta para receber o primer.
A pintura da FP45 Milwaukee Road
A aplicação do primer na carcaça funciona como base para que a tinta tenha melhor aderência.
Após o primer costumo aplicar um fundo branco que dá mais vida às cores claras
Depois de alguns testes temos a tonalidade ideal para a pintura da Milwauke
Para definir e limitar a faixa laranja do padrão de pintura da FP45 da Milwauke utilizei a Masking Tape da Tamiya, depois disso pude aplicar o preto em toda a carcaça...
Após o primer costumo aplicar um fundo branco que dá mais vida às cores claras
Depois de alguns testes temos a tonalidade ideal para a pintura da Milwauke
Para definir e limitar a faixa laranja do padrão de pintura da FP45 da Milwauke utilizei a Masking Tape da Tamiya, depois disso pude aplicar o preto em toda a carcaça...
Finalizando a pintura
Depois de fazer as máscaras e pintar a carcaça de preto é preciso aguardar a secagem da tinta, ao retirarmos as máscaras podemos verificar o resultado final da pintura laranja e preto da FP45 da Milwauke
Aqui, como em outros trabalhos anteriores, utilizei tinta base Poliéster de acabamento fosco, que não apresenta condições ideias para a fixação dos decais, dessa forma antes de aplicar os decais é necessário aplicar uma camada de verniz brilhante sobre a pintura. Nesse trabalho estou utilizando o verniz semi-brilho da Acrilex, vendido em Spray. O processo de retirada do verniz da lata de Spray é explicado em vídeos encontrados na Internet, sendo indicado deixar o verniz em recipiente aberto ao menos 48hs após ser retirado da lata de spray para que se liberem os gases que poderiam prejudicar o bom acabamento do verniz.
Verniz aplicado e seco, é hora de partir para a plicação dos descais na FP45
A qualidade dos decais é muito boa, facilitando a aplicação...
Aqui, como em outros trabalhos anteriores, utilizei tinta base Poliéster de acabamento fosco, que não apresenta condições ideias para a fixação dos decais, dessa forma antes de aplicar os decais é necessário aplicar uma camada de verniz brilhante sobre a pintura. Nesse trabalho estou utilizando o verniz semi-brilho da Acrilex, vendido em Spray. O processo de retirada do verniz da lata de Spray é explicado em vídeos encontrados na Internet, sendo indicado deixar o verniz em recipiente aberto ao menos 48hs após ser retirado da lata de spray para que se liberem os gases que poderiam prejudicar o bom acabamento do verniz.
Verniz aplicado e seco, é hora de partir para a plicação dos descais na FP45
A qualidade dos decais é muito boa, facilitando a aplicação...
Última edição por Rica em Dom 12 maio 2013 - 11:58, editado 2 vez(es)
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