Locomotiva EMD SD40-2 #403 EFC _ Ednardo
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Locomotiva EMD SD40-2 #403 EFC _ Ednardo
A Locomotiva SD40-2, fabricada pela Electro Motive Diesel - EMD, tornou-se um grande sucesso de vendas atingindo a marca de 3957 unidades fornecidas à ferrovias dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil desde o início de sua produção em 1972 até 1986 quando deixou de ser produzida. Burlington Northern e Union Pacific foram os principais clientes desse modelo da EMD.
Modelo de alta potência para o mercado norte-americano eram destacadas principalmente para o transporte de carvão e carga geral.
SD40, o 645 turbo-alimentado, mas o peso foi elevado para 180 toneladas.
A Estrada de Ferro Carajás - EFC, foi projetada e construída para utilização de locomotivas de grande porte, de até 30 toneladas por eixo. No início de suas atividades encomendou locomotivas C30-7 da GE e SD40-2 da GM. As 10 primeiras SD40-2 que chegaram à EFC foram produzidas em Araraquara/SP na Villares sob licença da EMD. Posteriormente a Villares entregou novo lote com dezenove unidades da SD40-2 à EFC, produzidas sem nenhuma alteração no projeto, portanto, idênticas às SD40-2 norte-americanas.
Além de se destacar no transporte dos pesados trens de minério da EFC, as SD40-2 também representam importante papel no transporte de passageiros tracionando o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em atividade desde 1986, que conecta os estados do Maranhão e do Pará, passando por 25 localidades, entre povoados e municípios. Além de seguro e eficiente, o serviço tem passagens até 50% mais baratas do que o transporte rodoviário e, por isso, é a escolha de cerca de 1.300 passageiros por dia. (fonte:www.vale.com Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás)
SD40-2 EFC #415 manobrando em pátio da EFC
Antes da pintura bege e marron, as SD40-2 rodavam no 1º padrão de pintura da EFC baseado na pintura da EFVM/CVRD, marron e branco...
Atualmente, com o controle da VALE, as SD40-2 da EFC começam a receber a pintura no padrão da VALE quando passam por reforma.
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:39, editado 3 vez(es)
O modelo em "ho"
Apresentando o modelo da SD40-2 em "ho", recebido recentemente via correio.
Após aberta a embalagem é possível checar se chegou sem danos.
Um modelo da Bachmann, cuja embalagem, já conhecida nossa, permite o transporte com segurança.
A pintura original da Union Pacific é muito bonita, mas com as cores da EFC vai ficar muito mais atraente...
Fora da embalagem o tanque da SD40-2 chama a atenção, parece ser diferente dos modelos Bachmann pintados por mim anteriormente, e realmente é deiferente. Este tanque é de metal, ao contrário dos outros modelos que são do mesmo material plástico que é feita a carcaça.
Hand rails em plástico, parece tudo em ordem...
Ops...
Esse tanque está parecendo muito com o modelo da Athearn, no modelo da Bachmann o tanque é encaixado, neste o tanque faz parte do chassis...
Operação de costume para checagem do modelo, ao retirar os parafusos dos engates notei que havia diferença também no suporte e nos engates em relação ao modelo da bachmann...
Então... "Voilá"!
Trata-se realmente de um modelo Athearn
Apesar da carcaça parecer com a da Bachmann, há detalhes diferentes, principalmente no teto, onde aparecem rebites em relevo, uma característica do modelo da Athearn. O chassis e a mecânica também são diferentes, e certamente é um modelo da Athearn.
Agora o primeiro passo é contatar o cliente, o amigo Ednardo, e verificar se ele sabia que o modelo dentro da caixa da Bachmann era da Athearn.
Após aberta a embalagem é possível checar se chegou sem danos.
Um modelo da Bachmann, cuja embalagem, já conhecida nossa, permite o transporte com segurança.
A pintura original da Union Pacific é muito bonita, mas com as cores da EFC vai ficar muito mais atraente...
Fora da embalagem o tanque da SD40-2 chama a atenção, parece ser diferente dos modelos Bachmann pintados por mim anteriormente, e realmente é deiferente. Este tanque é de metal, ao contrário dos outros modelos que são do mesmo material plástico que é feita a carcaça.
Hand rails em plástico, parece tudo em ordem...
Ops...
Esse tanque está parecendo muito com o modelo da Athearn, no modelo da Bachmann o tanque é encaixado, neste o tanque faz parte do chassis...
Operação de costume para checagem do modelo, ao retirar os parafusos dos engates notei que havia diferença também no suporte e nos engates em relação ao modelo da bachmann...
Então... "Voilá"!
Trata-se realmente de um modelo Athearn
Apesar da carcaça parecer com a da Bachmann, há detalhes diferentes, principalmente no teto, onde aparecem rebites em relevo, uma característica do modelo da Athearn. O chassis e a mecânica também são diferentes, e certamente é um modelo da Athearn.
Agora o primeiro passo é contatar o cliente, o amigo Ednardo, e verificar se ele sabia que o modelo dentro da caixa da Bachmann era da Athearn.
Última edição por Rica em Dom 2 Jun 2013 - 13:18, editado 1 vez(es)
Dúvida sanada, mãos à obra...
Ok, dúvida sanada.
O Ednardo confirmou saber que o modelo era Athearn, apenas em uma caixa da Bachmann... menos mal.
Bem, como de costume, após desmontar o modelo destacando a carcaça do chassis e retirando os detalhamentos e acrílicos da carcaça, é preciso deixá-la de molho no álcool isopropílico dentro de um recipiente cilíndrico vedado para retirar a tinta da pintura original.
Esse processo durou 72 horas, e depois disso a carcaça é colocada em um recipiente retangular aberto e a pintura já apresenta uma aparência muito diferente do momento em que foi retirada da embalagem...
Utilizando uma escova de dentes com a ajuda do próprio líquido em que esteve de molho, a carcaça vai aos poucos sendo limpa e podemos verificar que antes da cor amarelo o modelo foi pintado totalmente na cor cinza, ambas formando o padrão de pintura da Union Pacific.
Em pouco tempo temos a cor original do plástico da carcaça sendo revelado...
O Ednardo confirmou saber que o modelo era Athearn, apenas em uma caixa da Bachmann... menos mal.
Bem, como de costume, após desmontar o modelo destacando a carcaça do chassis e retirando os detalhamentos e acrílicos da carcaça, é preciso deixá-la de molho no álcool isopropílico dentro de um recipiente cilíndrico vedado para retirar a tinta da pintura original.
Esse processo durou 72 horas, e depois disso a carcaça é colocada em um recipiente retangular aberto e a pintura já apresenta uma aparência muito diferente do momento em que foi retirada da embalagem...
Utilizando uma escova de dentes com a ajuda do próprio líquido em que esteve de molho, a carcaça vai aos poucos sendo limpa e podemos verificar que antes da cor amarelo o modelo foi pintado totalmente na cor cinza, ambas formando o padrão de pintura da Union Pacific.
Em pouco tempo temos a cor original do plástico da carcaça sendo revelado...
Re: Locomotiva EMD SD40-2 #403 EFC _ Ednardo
Pronto!
Totalmente limpa após um banho de água e detergente neutro a carcaça da SD40-2 está pronta para receber o fundo preparador para a pintura.
Fundo aplicado, aguardamos a secagem e o momento de dar continuidade à pintura.
Agora o modelo já recebeu um fundo de tinta na cor branca, assim teremos melhor resultado ao aplicarmos a cor bege do padrão de pintura da EFC.
Totalmente limpa após um banho de água e detergente neutro a carcaça da SD40-2 está pronta para receber o fundo preparador para a pintura.
Fundo aplicado, aguardamos a secagem e o momento de dar continuidade à pintura.
Agora o modelo já recebeu um fundo de tinta na cor branca, assim teremos melhor resultado ao aplicarmos a cor bege do padrão de pintura da EFC.
Aplicando a cor
O padrão de pintura da EFC é formado por um bege e um marrom avermelhado que, na minha opinião, formam um conjunto bastante harmonioso e coerente com o produto transportado pelos trilhos da Estrada de Ferro Carajás.
Além disso, o grafismo da pintura da EFC é de extremo bom gosto e beleza.
Aqui a SD40-2 #403 EFC já recebeu a pintura na cor bege.
Agora é o momento de fazer as máscaras para a pintura da cor marrom.
Primeiro é preciso aplicar as máscaras para proteger a pintura bege.
Depois de aplicar a tinta marrom o resultado é esse:
Agora retiramos as máscaras e podemos ver como ficou
Além disso, o grafismo da pintura da EFC é de extremo bom gosto e beleza.
Aqui a SD40-2 #403 EFC já recebeu a pintura na cor bege.
Agora é o momento de fazer as máscaras para a pintura da cor marrom.
Primeiro é preciso aplicar as máscaras para proteger a pintura bege.
Depois de aplicar a tinta marrom o resultado é esse:
Agora retiramos as máscaras e podemos ver como ficou
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 15:43, editado 2 vez(es)
Aplicando os decais da lateral
Esse padrão de pintura da E. F. Carajás tem uma folha de decais produzida pelo Carlão, mas não para a SD40-2. Então dessa vez foi necessário que fizéssemos alguns cortes nos decais da numeração de outra locomotiva para termos o numeral da SD40-2 #403.
Esse procedimento foi bastante difícil pois o ângulo dos números impedia que os cortes fossem os mesmos para todos os números, com isso ocorreram alguns vazios após aplicar os decais e foi necessário preenche-los com pequenos pedaços de decal na cor marrom ou então fazendo retoques com tinta utilizando um pincel.
Isso demora e foi preciso ser feito com cautela.
Esse procedimento foi bastante difícil pois o ângulo dos números impedia que os cortes fossem os mesmos para todos os números, com isso ocorreram alguns vazios após aplicar os decais e foi necessário preenche-los com pequenos pedaços de decal na cor marrom ou então fazendo retoques com tinta utilizando um pincel.
Isso demora e foi preciso ser feito com cautela.
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:00, editado 1 vez(es)
Fazendo as listras zebradas do varandão dianteiro
Depois de corrigidos os detalhes das falhas dos decais é hora de fazer as listras zebradas do varandão dianteiro.
primeiro passo é proteger as partes já pintadas de marrom e bege, depois é feita a pintura na cor amarela.
Após aplicar a tinta amarela é possível fazer as máscaras das listras.
No nariz do corpo longo também é feita uma proteção, pois será necessário aplicar a cor preta em todo o passadiço, inclusive no varandão dianteiro, onde as máscaras protegerão o amarelo para depois disso termos o zebrado preto e amarelo.
primeiro passo é proteger as partes já pintadas de marrom e bege, depois é feita a pintura na cor amarela.
Após aplicar a tinta amarela é possível fazer as máscaras das listras.
No nariz do corpo longo também é feita uma proteção, pois será necessário aplicar a cor preta em todo o passadiço, inclusive no varandão dianteiro, onde as máscaras protegerão o amarelo para depois disso termos o zebrado preto e amarelo.
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:12, editado 2 vez(es)
Re: Locomotiva EMD SD40-2 #403 EFC _ Ednardo
Tudo pronto.
Cor preta aplicada e o resultado final é o esperado...
Cor preta aplicada e o resultado final é o esperado...
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:13, editado 1 vez(es)
Fotos do modelo quase concluído
Faltando apenas alguns detalhes como os numberboards, fiz algumas fotos para enviá-las ao cliente, o amigo Ednardo afim de que confirmasse estar de acordo com o resultado da pintura feita...
O Ednardo retornou o e-mail solicitando que fosse feito o zebrado também na varanda traseira da locomotiva.
Confesso que não havia notado esse detalhe nessa locomotiva. As fotos que tive acesso apenas mostravam o zebrado na dianteira e nenhuma foto tinha foco na varanda traseira.
Encontrei esse detalhe em um modelo ho pintado pelo "mestre" Gilser.
Mãos à obra...
Próximo passo é desmontar os detalhamentos para fazer o zebrado.
O Ednardo retornou o e-mail solicitando que fosse feito o zebrado também na varanda traseira da locomotiva.
Confesso que não havia notado esse detalhe nessa locomotiva. As fotos que tive acesso apenas mostravam o zebrado na dianteira e nenhuma foto tinha foco na varanda traseira.
Encontrei esse detalhe em um modelo ho pintado pelo "mestre" Gilser.
Mãos à obra...
Próximo passo é desmontar os detalhamentos para fazer o zebrado.
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:18, editado 1 vez(es)
O zebrado da varanda traseira
Basicamente foi aplicado o mesmo procedimento de mascaramento de proteção das partes pintadas de marrom e bege...
Depois foram aplicadas as máscaras das listras pretas, para aplicar a tinta amarela.
Segue o resultado
Depois foram aplicadas as máscaras das listras pretas, para aplicar a tinta amarela.
Segue o resultado
Última edição por Rica em Ter 4 Mar 2014 - 16:21, editado 2 vez(es)
Envelhecimento com giz pastel e fotos finais
Finalizado o envelhecimento com giz pastel e também com tinta partimos para as fotos finais do modelo.
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