SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12
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SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12
Iniciando mais um trabalho, apresentando, desta vez, a SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás.
As SD40-2 são locomotivas de 3000hp fabricadas pela fabricada pela GM, na divisão EMD. Equipadas com potentes motores de 16 cilindros, são locomotivas de ótimo desempenho. No Brasil,também faz parte da frota da Estrada de Ferro Carajás - EFC. Já passaram por diferentes padrões de pintura, inclusive o padrão de pintura verde da Vale Logística.
Destacadas para a tração dos trens de minério da EFC, as SD40-2 sempre foram locomotivas de respeito, até a chegada das Dash.
Para este trabalho iremos utilizar uma SD40-2 Kato em escala ho, por encomenda do amigo Marco Tulio.
As SD40-2 são locomotivas de 3000hp fabricadas pela fabricada pela GM, na divisão EMD. Equipadas com potentes motores de 16 cilindros, são locomotivas de ótimo desempenho. No Brasil,também faz parte da frota da Estrada de Ferro Carajás - EFC. Já passaram por diferentes padrões de pintura, inclusive o padrão de pintura verde da Vale Logística.
Destacadas para a tração dos trens de minério da EFC, as SD40-2 sempre foram locomotivas de respeito, até a chegada das Dash.
Para este trabalho iremos utilizar uma SD40-2 Kato em escala ho, por encomenda do amigo Marco Tulio.
Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 15:59, editado 1 vez(es)
Apresentando a SD40-2 Kato
Como de costume vamos apresentar a locomotiva em escala 'ho".
As embalagens dessa série da Kato é de boa qualidade, mantendo a locomotiva fixa e protegida em seu interior.
Vamos utilizar um modelo da SD40-2 já com pintura da CSX.
As embalagens dessa série da Kato é de boa qualidade, mantendo a locomotiva fixa e protegida em seu interior.
Vamos utilizar um modelo da SD40-2 já com pintura da CSX.
Desmontando o modelo
O início do trabalho se dá com a retirada da carcaça do modelo, para isso retiramos os parafusos dos engates.
Ao sacar a carcaça do chassis podemos apreciar a bela mecânica das locomotivas da Kato
É preciso retirar os handrails e os acrílicos que formam o conjunto dos vidros e dos faróis do modelo. Nesta etapa é necessário cuidado no manuseio das peças.
Acrílico e outras peças, todas de boa qualidade e bom acabamento, e de fácil remoção da carcaça
Um detalhe interessante é o interior da cabine, que neste modelo da Kato é comum.
Manteremos todas as peças guardadas em um envelope plástico aguardando o momento de receberem pintura ou serem novamente montadas no modelo.
Ao sacar a carcaça do chassis podemos apreciar a bela mecânica das locomotivas da Kato
É preciso retirar os handrails e os acrílicos que formam o conjunto dos vidros e dos faróis do modelo. Nesta etapa é necessário cuidado no manuseio das peças.
Acrílico e outras peças, todas de boa qualidade e bom acabamento, e de fácil remoção da carcaça
Um detalhe interessante é o interior da cabine, que neste modelo da Kato é comum.
Manteremos todas as peças guardadas em um envelope plástico aguardando o momento de receberem pintura ou serem novamente montadas no modelo.
Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:20, editado 1 vez(es)
Retirando a pintura original
Depois de desmontar a locomotiva e retirar os detalhes da carcaça, iniciamos o processo de retirar a tinta original da locomotiva.
A carcaça é imersa em álcool isopropílico em um recipiente cilíndrico, feito com tubo de PVC, onde ficará cerca de 48h para que a tinta original se desprenda da carcaça.
Depois disso a locomotiva é colocada em um recipiente retangular com o álcool isopropílico no qual estava imersa, e com a ajuda de uma escova de dentes fazemos a retira da tinta que se solta com certa facilidade.
O processo de pintura se inicia com a aplicação de um primer para fixar a tinta que será aplicada no modelo.
A primeira tinta a ser aplicada é o amarelo da faixa da VALE, que posteriormente será protegido com uma máscara.
Em seguida é aplicada a tinta da parte de baixo da faixa da VALE, que também será protegida por uma segunda máscara antes de aplicarmos a cor verde.
Para eviar que o verde fuja da sua tonalidade, aplicamos novamente a cor branca para cobrir as cores que foram utilizadas nas faixas e que estavam à vista em várias partes da carcaça após a colocação das máscas de proteção das faixas.
Logo em seguida foi feita a pintura da cabine e do nariz curto na cor prata claro.
A carcaça é imersa em álcool isopropílico em um recipiente cilíndrico, feito com tubo de PVC, onde ficará cerca de 48h para que a tinta original se desprenda da carcaça.
Depois disso a locomotiva é colocada em um recipiente retangular com o álcool isopropílico no qual estava imersa, e com a ajuda de uma escova de dentes fazemos a retira da tinta que se solta com certa facilidade.
O processo de pintura se inicia com a aplicação de um primer para fixar a tinta que será aplicada no modelo.
A primeira tinta a ser aplicada é o amarelo da faixa da VALE, que posteriormente será protegido com uma máscara.
Em seguida é aplicada a tinta da parte de baixo da faixa da VALE, que também será protegida por uma segunda máscara antes de aplicarmos a cor verde.
Para eviar que o verde fuja da sua tonalidade, aplicamos novamente a cor branca para cobrir as cores que foram utilizadas nas faixas e que estavam à vista em várias partes da carcaça após a colocação das máscas de proteção das faixas.
Logo em seguida foi feita a pintura da cabine e do nariz curto na cor prata claro.
Re: SD40-2 #405 VALE / E.F Carajás_MarcoTulio_ago12
Depois de pintar a cabine e o nariz curto empapelamos toda essa parte do modelo para protegê-la na próxima etapa da pintura.
É a vez de aplicarmos o verde de dar para esta SD40-2 a identidade da VALE...
A pintura da VALE é, na minha opinião, uma das mais bonitas de nossas ferrovias na atualidade, os modelos em "ho" customizados nesse padrão de pintura causam um efeito visual muito bonito nas maquetes.
É a vez de aplicarmos o verde de dar para esta SD40-2 a identidade da VALE...
A pintura da VALE é, na minha opinião, uma das mais bonitas de nossas ferrovias na atualidade, os modelos em "ho" customizados nesse padrão de pintura causam um efeito visual muito bonito nas maquetes.
Última edição por Rica em Dom 2 Dez 2012 - 18:33, editado 1 vez(es)
Pintura do Estrado e das testeiras
As testeiras dessa locomotiva da VALE é amarela com faixas pretas, então faremos a pintura na cor amarela e depois aplicaremos máscaras para fazer a cor preta.
Depois de aplicar o amarelo, o estrado foi pintado com cinza claro, antes porém foi feita uma máscara para pintar de verde um pedaço na lateral mais alta do estrado do lado esquerdo da locomotiva, desde o degrau próximo ao final do corpo longo, e após a secagem da tinta foi colocada outra máscara para proteger esta parte verde antes da aplicação do cinza claro.
Depois de aplicar o amarelo, o estrado foi pintado com cinza claro, antes porém foi feita uma máscara para pintar de verde um pedaço na lateral mais alta do estrado do lado esquerdo da locomotiva, desde o degrau próximo ao final do corpo longo, e após a secagem da tinta foi colocada outra máscara para proteger esta parte verde antes da aplicação do cinza claro.
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