RS-3 #7119 RFFSA fase 1 - Leonidas
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RS-3 #7119 RFFSA fase 1 - Leonidas
Locomotiva RS-3 da ALCo, fabricada pela American Locomotive Company nos EUA, foram compradas pela EFCB - Central do Brasil, em 1952, e depois transferidas para a RFFSA - Rede Ferroviária Federal S/A.
Essas valentes locomotivas desenvolviam 1500hp de potência com o motor Diesel-Elétrico ALCo 244 sendo responsáveis pelo transporte de trens de carga e passageiros em ambas ferrovias, EFCB e RFFSA. Atualmente a CPTM utiliza seis dessas locomotivas em São Paulo, e no Rio de Janeiro a Supervia também possui locomotivas RS-3 da época da EFCB.
Procurando por fotos das RS-3 da RFFSA encontramos diferenças nas pinturas e até mesmo de configuração de faróis. De acordo com ex-funcionários da Rede Ferroviária Federal dependendo da oficina onde a locomotiva estivesse lotada, alguns detalhes de pintura e montagem dos faróis divergiam. Encontramos versões com farol de foco duplo em duas posições, horizontal e vertical. A pintura do piloto também pode ser totalmente preto, preto com um "V" invertido em amarelo ou vermelho com faixas amarelas em diagonal. Os handrails também podem ser vermelhos ou pretos.
Escolhemos a RS-3 #7119 para este trabalho
Essas valentes locomotivas desenvolviam 1500hp de potência com o motor Diesel-Elétrico ALCo 244 sendo responsáveis pelo transporte de trens de carga e passageiros em ambas ferrovias, EFCB e RFFSA. Atualmente a CPTM utiliza seis dessas locomotivas em São Paulo, e no Rio de Janeiro a Supervia também possui locomotivas RS-3 da época da EFCB.
Procurando por fotos das RS-3 da RFFSA encontramos diferenças nas pinturas e até mesmo de configuração de faróis. De acordo com ex-funcionários da Rede Ferroviária Federal dependendo da oficina onde a locomotiva estivesse lotada, alguns detalhes de pintura e montagem dos faróis divergiam. Encontramos versões com farol de foco duplo em duas posições, horizontal e vertical. A pintura do piloto também pode ser totalmente preto, preto com um "V" invertido em amarelo ou vermelho com faixas amarelas em diagonal. Os handrails também podem ser vermelhos ou pretos.
Escolhemos a RS-3 #7119 para este trabalho
Última edição por Rica em Dom 9 Jun 2013 - 19:21, editado 8 vez(es)
Apresentando o modelo em 'ho"
Este trabalho será realizado em um modelo da Atlas.
Apesar de estar em uma caixa da Atlas/Kato, esta é uma RS-3 da séria Classic da Atlas.
Esta locomotiva conta com detalhamento muito bom, pega-mão em metal e bom nível de acabamento.
Para começar o trabalho a locomotiva será desmontada, e a carcaça ficará imersa em um recipiente com álcool isopropílico, a fim de retirarmos a pintura original.
Apesar de estar em uma caixa da Atlas/Kato, esta é uma RS-3 da séria Classic da Atlas.
Esta locomotiva conta com detalhamento muito bom, pega-mão em metal e bom nível de acabamento.
Para começar o trabalho a locomotiva será desmontada, e a carcaça ficará imersa em um recipiente com álcool isopropílico, a fim de retirarmos a pintura original.
Última edição por Rica em Dom 20 Jan 2013 - 11:11, editado 1 vez(es)
Iniciando a pintura
A pintura propriamente dita só se inicia após a retirada da pintura original, e posteriormente ao "banho de espuma", quando lavamos a carcaça para retirar a gordura e resíduos do processo de retirar a pintura original.
Seguindo detalhes das fotos obtidas em pesquisas, o interior da cabine foi pintado de verde em tom claro, assim como parte da carcaça onde a cabine é colocada. Após isso fazemos a proteção desse local e da parte interna da cabine com fita e já podemos fazer a pintura em amarelo.
Seguindo detalhes das fotos obtidas em pesquisas, o interior da cabine foi pintado de verde em tom claro, assim como parte da carcaça onde a cabine é colocada. Após isso fazemos a proteção desse local e da parte interna da cabine com fita e já podemos fazer a pintura em amarelo.
Agora é feita a colocação das máscaras de proteção para criarmos as faixas amarelas ao aplicarmos a cor vermelha. Essa fase é trabalhosa e requer paciência e atenção.
Agora é a vez de aplicar o vermelho, antes porém é preciso checar se as máscaras estão bem colocadas, pois se houver imperfeições a tinta vermelha vai "vazar" pelo espaço da máscara.
Podemos observar que a fita de proteção do interior da cabine agora está vermelha, ou seja, caso não tivesse sido colocada, o interior da cabine não seria mais verde, e sim vermelho.
Depois de seca a tinta vermelha é possível retirar as máscaras e verificar se o resultado ficou bom...
Mais uma vez podemos verificar os detalhes da locomotiva da Atlas
Re: RS-3 #7119 RFFSA fase 1 - Leonidas
As vezes ao aplicarmos os decais acontecem imprevistos...
Quando isso ocorre e a numeração da folha de decais é única, ou você conserta ou precisará refazer a numeração. Nessa caso já havia aplicado os decais de numeração na parte frontal e posterior, portanto o jeito era realmente corrigir o problema para não ter que retirar os decais já aplicados e
fazer tudo novamente com outra numeração.
Quando isso ocorre e a numeração da folha de decais é única, ou você conserta ou precisará refazer a numeração. Nessa caso já havia aplicado os decais de numeração na parte frontal e posterior, portanto o jeito era realmente corrigir o problema para não ter que retirar os decais já aplicados e
fazer tudo novamente com outra numeração.
Última edição por Rica em Ter 5 Fev 2013 - 17:50, editado 1 vez(es)
Envelhecimento
Esta etapa é muito prazerosa, adoro "suja' as locomotivas e vagões.
Apesar da recomendação do amigo Leônidas para não judiar muito da RS-3, utilizei um pouco de giz pastel raspado nas cores preto e branco para fazer tons de cinza, ao qual em alguns locais misturei um pouco de marrom também.
Apesar da recomendação do amigo Leônidas para não judiar muito da RS-3, utilizei um pouco de giz pastel raspado nas cores preto e branco para fazer tons de cinza, ao qual em alguns locais misturei um pouco de marrom também.
Finalizando o modelo
Depois de aplicar o giz pastel com pincel, é feita a montagem dos detalhamentos que foram retirados e fazemos o envelhecimento com o aerógrafo, utilizando a tinta com maior diluição, aplicando com baixa pressão de ar e regulando a mistura com pouca tinta.
O envelhecimento também necessita de diferentes tons de cinza, marrom simulando poeira e terra e pontos de ferrugem.
Terminado o processo de envelhecimento mais uma vez aplicamos o verniz para proteger o trabalho.
O envelhecimento também necessita de diferentes tons de cinza, marrom simulando poeira e terra e pontos de ferrugem.
Terminado o processo de envelhecimento mais uma vez aplicamos o verniz para proteger o trabalho.
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