Locomotiva GE U20c 3162-6 MRS em escala "ho"
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Locomotiva GE U20c 3162-6 MRS em escala "ho"
As locomotivas U20c, fabricadas pela GE - General Eletric representam importante papel no cenário ferroviário de São Paulo. A RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) adquiriu 30 unidades do modelo U20c, que foram fabricadas na unidade da GE do Brasil em Campinas/SP entre 1981 e 1982.
Nas linhas da antiga Central do Brasil - EFCB, considerada com excelente desempenho para tracionar trens leves e de alta velocidade, as U20c foram destacadas para expressos de passageiros e de carga geral.
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Na frota da MRS constam 26 unidades da U20c em operação, sendo que duas delas foram incorporadas à frota apenas em 2004, quando a MRS iniciou a operação de transporte de madeira para a VCP (Votorantin Papel celulose). Originalmente numeradas como 3805 e 3891, foram fabricadas em 1974 e 1977, e operavam em bitola métrica pela Fepasa, Ferroban, posteriormente passaram para a ALL, e quando vieram para a MRS passaram por modernização e reforma recebendo a numeração 3161 e 3162 .
Para este trabalho escolhemos a U20c 3162-6 da MRS.
O modelo da U20c 3162-6 em escala ho produzido em resina
Recentemente apresentada no mercado de ferromodelismo um modelo da locomotiva GE U20c chamou a atenção por se tratar de uma carcaça produzida em resina e exatamente em escala "ho".
A caixa da GE U20c escala HO é simples, mas por se tratar apenas da carcaça sem mecânica, o material da embalagem não compromete.
A caixa da GE U20c escala HO é simples, mas por se tratar apenas da carcaça sem mecânica, o material da embalagem não compromete.
Ao retirar a carcaça da caixa já se nota o tamanho reduzida, resultado de um modelo feito em "escala ho".
Dentro da embalagem o fabricante inclui uma mensagem que informa a necessita de "cortar" as extremidade dos acabamentos dos truques (eu sempre achei que se escrevesse "truck").
Os detalhamentos vem em sacos plásticos dentro da caixa, fornecidos pelo fabricante com folheto de instruções
Também acompanha o kit de detalhamento alguns pedaços de arame de latão para fazer os pega-mão e os desengatadores
Na próxima imagem você pode notar alguns itens que fazem parte do kit de detalhamento.
1 - Suporte dos desengatadores
2 - Grades de ventilação
3 - Arame em latão
4 - Buzina em metal
5 - Folha de detalhamento dos vidros das janelas
6 - Acrílico dos faróis
Última edição por Rica em Dom 10 Fev 2013 - 15:15, editado 5 vez(es)
Comparando a U20c em escala ho com o modelo Frateschi
Inevitável fazer essa comparação!
Acredito que todo ferromodelista, gostando ou não de determinado modelo, ao se deparar com duas opções oferecidas no mercado acaba fazendo a comparação.
Acredito que todo ferromodelista, gostando ou não de determinado modelo, ao se deparar com duas opções oferecidas no mercado acaba fazendo a comparação.
Procuramos mostrar detalhes das diferenças de dimensão e detalhes entre os dois modelos.
Posicionadas lado a lado percebe-se que a cabine da U20c em esc. ho começa onde termina a cabina da U20c da Frateschi. Também chama a atenção o recorte no corpo logo atrás da cabine, conforma ocorre no protótipo, necessário para a abertura da porta da cabine que dá acesso ao passadiço da locomotiva.
Última edição por Rica em Dom 10 Fev 2013 - 15:31, editado 3 vez(es)
Adaptando a mecânica
De acordo com o fabricante, este modelo foi concebido para receber a mecânica da U20c produzida pela Frateschi, facilmente encontrada no mercado.
Então o primeiro passo é retirar o par de truques e o motor do chassis de uma U20c da Frateschi
Depois disso partimos para uma etapa um pouco trabalhosa que consiste em cortar o peso que fica dentro do tanque no chassis da U20 da Frateschi e colocar dentro do tanque da U20c em escala ho.
Aqui um pequeno problema, pois a princípio pensei que os truques fossem fixados da mesma forma que no modelo da Frateschi, contudo, devido a altura do suporte que há no chassis não era possível encaixar o truque, e pensei em fazê-lo utilizando um parafuso.
Até que deu certo, o truque ficou preso ao chassis mantendo a movimentação lateral, entretanto essa fixação ocasionou um espaço enorme entre o chassis e o truque.
Outa adaptação que precisei fazer foi desbastar o suporte do engate do chassis que impedia o posicionamento correto do truque no chassis.
Note que esses suportes são feitos em camadas, e me parece ser estireno. Este procedimento deve ser cuidadoso para que se atinja o resultado ideal, desbastando pouco à pouco e testando o encaixe do truque.
Aqui um detalhe do suporte onde o truque se apoia, devidamente desbastado e rebaixado.
Então o primeiro passo é retirar o par de truques e o motor do chassis de uma U20c da Frateschi
Depois disso partimos para uma etapa um pouco trabalhosa que consiste em cortar o peso que fica dentro do tanque no chassis da U20 da Frateschi e colocar dentro do tanque da U20c em escala ho.
Aqui um pequeno problema, pois a princípio pensei que os truques fossem fixados da mesma forma que no modelo da Frateschi, contudo, devido a altura do suporte que há no chassis não era possível encaixar o truque, e pensei em fazê-lo utilizando um parafuso.
Até que deu certo, o truque ficou preso ao chassis mantendo a movimentação lateral, entretanto essa fixação ocasionou um espaço enorme entre o chassis e o truque.
Outa adaptação que precisei fazer foi desbastar o suporte do engate do chassis que impedia o posicionamento correto do truque no chassis.
Note que esses suportes são feitos em camadas, e me parece ser estireno. Este procedimento deve ser cuidadoso para que se atinja o resultado ideal, desbastando pouco à pouco e testando o encaixe do truque.
Aqui um detalhe do suporte onde o truque se apoia, devidamente desbastado e rebaixado.
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