Locomotiva EMD SD40-2 MRS #5218-6_Celso
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Locomotiva EMD SD40-2 MRS #5218-6_Celso
A MRS Logística recebeu 36 unidades da SD40-2 da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) em operação na condição original. Posteriormente realizou a modernização de três delas. Todas as 36 unidades da SD40-2 foram fabricadas na Espanha pela Material y Construcciónes, S.A. (MACOSA), as quais foram numeradas de 5211 a 5246.
A SD40-2 #5218-6F recebeu o 2º padrão de pintura da extinta RFFSA e foi batizada como Guaratingüetá.
Na MRS, em função do super-aquecimento nos túneis da serra do Mar, foram instalados dispositivos chamados de "Orelhas de Elefante" que direcionam o ar para as grades de ventilação do motor da locomotiva.
Após a nova reforma foram retiradas as orelhas de elefante da SD40-2 #5218-6.
Para esse trabalho utilizaremos uma locomotiva em escala "ho" da Bachmann
Última edição por Rica em Dom 30 Jun 2013 - 21:49, editado 2 vez(es)
Apresentando o modelo em escala "ho"
Os modelos da Bachmann podem não ser considerados os melhores conjuntos mecânica/carcaça, não têm um alto nível de detalhamento como de outras marcas, mas tiveram evoluções e muitos modelos já rodam em maquetes brasileiras.
As SD40-2 da Bachmann são bastante comuns, tanto com pinturas da RFFSA, ALL ou MRS, com ou sem DCC.
A começar pela embalagem, em material plástico (ou "poliqualquercoisa") que protege o modelo de choques e pancadas, mantendo a segurança durante o transporte.
Retirada da embalagem é possível apreciar alguns detalhes dessa bela locomotiva...
Para retirar a carcaça é necessário desencaixar o tanque de combustível para ter acesso aos parafusos que prendem a carcaça ao chassis.
Este modelo possui boa estrutura com chassis de metal e lastro que permite boa aderência aos trilhos.
A placa instalado no modelo é analógica e funciona com controladores tradicionais como Atma ou Frateschi.
As SD40-2 da Bachmann são bastante comuns, tanto com pinturas da RFFSA, ALL ou MRS, com ou sem DCC.
A começar pela embalagem, em material plástico (ou "poliqualquercoisa") que protege o modelo de choques e pancadas, mantendo a segurança durante o transporte.
Retirada da embalagem é possível apreciar alguns detalhes dessa bela locomotiva...
Para retirar a carcaça é necessário desencaixar o tanque de combustível para ter acesso aos parafusos que prendem a carcaça ao chassis.
Este modelo possui boa estrutura com chassis de metal e lastro que permite boa aderência aos trilhos.
A placa instalado no modelo é analógica e funciona com controladores tradicionais como Atma ou Frateschi.
Retirando a pintura original
O trabalho de retirar a pintura original começa colocando a carcaça de molho no álcool isopropílico, antes porém são retirados os engates e os acrílicos dos vidros da cabine, faróis e numberboards.
O modelo deve ficar submerso no líquido por 48h ou mais.
Para retirar da carcaça o resíduo da pintura utilizamos uma escova de dentes ainda com o próprio álcool isopropílico em outro recipiente.
O modelo deve ficar submerso no líquido por 48h ou mais.
Para retirar da carcaça o resíduo da pintura utilizamos uma escova de dentes ainda com o próprio álcool isopropílico em outro recipiente.
Iniciando a pintura
A base da pintura é aplicada na carcaça após um banho de água e detergente para retirar resíduos e gordura.
Nesse modelo foi utilizada tinta a base Nitro-celulose com menor diluição na cor branca.
Depois dassa base a carcaça recebeu a tinta na cor amarela da CM Tintas, também base Nitro-celulose.
Aparentemente igual a foto anterior, entretanto, nesta próxima imagem a carcaça já recebeu as máscaras de proteção do amarelo tanto no nariz curto como na parte posterior da carcaça, bem como nas testeiras e nas laterais do estrado. faltando apenas as máscaras do logo da MRS nas laterais.
Antes de aplicar a cor azul, também da C M Tintas, foi colocada a máscara no teto da cabine que já fora pintado anteriormente na cor branca.
Depois de retirar as máscaras temos o visual da locomotiva já no padrão novo da MRS, necessitando de alguns retoques
Nesse modelo foi utilizada tinta a base Nitro-celulose com menor diluição na cor branca.
Depois dassa base a carcaça recebeu a tinta na cor amarela da CM Tintas, também base Nitro-celulose.
Aparentemente igual a foto anterior, entretanto, nesta próxima imagem a carcaça já recebeu as máscaras de proteção do amarelo tanto no nariz curto como na parte posterior da carcaça, bem como nas testeiras e nas laterais do estrado. faltando apenas as máscaras do logo da MRS nas laterais.
Antes de aplicar a cor azul, também da C M Tintas, foi colocada a máscara no teto da cabine que já fora pintado anteriormente na cor branca.
Depois de retirar as máscaras temos o visual da locomotiva já no padrão novo da MRS, necessitando de alguns retoques
Re: Locomotiva EMD SD40-2 MRS #5218-6_Celso
Retoques feitos e temos então a pintura também dos detalhamentos como os handrails laterais e dos varandões da SD40-2
Seguindo o novo padrão de pintura da MRS a nossa SD40-2 terá o logo na lateral esquerda do corpo longo "invertido", como se convencionou dizer.
Na verdade ologo não está invertido, mas sim na posição correta, pois o logotipo da MRS tem as setas apontando para a direita, mas no primeiro padrão de pintura da empresa utilizou-se os logos da lateral esquerda na posição "invertida", apontando para a frente da locomotiva. Hoje com o novo padrão, por estarmos acostumados como o padrão anterior costumamos dizer que o logo está "invertido".
Seguindo o novo padrão de pintura da MRS a nossa SD40-2 terá o logo na lateral esquerda do corpo longo "invertido", como se convencionou dizer.
Na verdade ologo não está invertido, mas sim na posição correta, pois o logotipo da MRS tem as setas apontando para a direita, mas no primeiro padrão de pintura da empresa utilizou-se os logos da lateral esquerda na posição "invertida", apontando para a frente da locomotiva. Hoje com o novo padrão, por estarmos acostumados como o padrão anterior costumamos dizer que o logo está "invertido".
Re: Locomotiva EMD SD40-2 MRS #5218-6_Celso
Aplicados os decais da numeração da SD40-2 #5218-6 na extremidade do corpo longo da carcaça, e também já colocados os numberboards traseiros e frontais.
O destaque das buzinas em cor azul sobre o teto branco da SD.
O destaque das buzinas em cor azul sobre o teto branco da SD.
Finalizada.
Após a aplicação dos decais e do verniz protetor é a vez do envelhecimento, que é feito com giz pastel e também com tinta bem diluída aplicada com o aerógrafo. Ao final outra camada de verniz para finalizar o trabalho.
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