Ferromodelismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferromodelismo ou ferreomodelismo?

Ir para baixo

Ferromodelismo ou ferreomodelismo? Empty Ferromodelismo ou ferreomodelismo?

Mensagem  Rica Dom 1 Jul 2012 - 14:30

De acordo com as regras de formação de palavras, o primeiro elemento não pode ser um adjetivo se o segundo for um substantivo. Em outras palavras, "modelismo" é um substantivo, então o primeiro elemento não poderia ser adjetivo (ferreo), e sim outro substantivo (ferro). Portanto o termo correto é ferromodelismo.
O primeiro termo "ferreo" caiu no gosto popular devido à associação direta com trem de ferro, e não com o principal material utilizado no hobby, como no caso do plastimodelismo, dando a idéia de miniaturas feitas em metal.
Em Portugal é mais comum a designação "modelismo ferroviário".


Última edição por Rica em Qua 11 Jul 2012 - 19:23, editado 1 vez(es)
Rica
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 59

http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ferromodelismo ou ferreomodelismo? Empty Re: Ferromodelismo ou ferreomodelismo?

Mensagem  Rica Dom 1 Jul 2012 - 15:40

Essa assunto gera grande discussão.
O termo correto para denominar o nome do Hobby é Ferromodelismo, de acordo com a gramática, mas há tanto tempo é usado o termo Ferreomodelismo que fica difícil mudar o modo de se referir agora.

Eu me lembro que falava ferreomodelismo há muitos anos, quando ainda era meu irmão quem comprava umas revistas importadas e ficávamos vendo as fotos e desenhos de trans, locomotivas, maquetes, vagões, etc...

Ao me referir ao hobby em conversas com amigos sempre dizia "ferreomodelismo". Mudei a maneira de me expressar em meu retorno para o hobby no final de 2008, entretanto acredito que esse não seja um fator de tal importância que possa gerar discussões mais acaloradas.

O principal objetivo do hobby é se divertir, "brincar de trem". É claro que há muito profissionalismo envolvido em tudo isso, mas ferromodelismo ou ferreomodelismo são em termos, a mesma coisa, modelismo ferroviário.

Rica
Rica
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 59

http://ricardfferromodelista.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos